top of page
simpósios_temáticos.jpg

 

​

01 - Arquivos, fontes documentais e pesquisa sobre a diáspora africana no Brasil

 

Prof.ª Dr.ª Maria da Vitória Barbosa Lima (UESPI - São Raimundo Nonato)

​

O presente simpósio temático tem como objetivo fomentar o debate entre alunos e pesquisadores de História que investigam questões relacionadas ao Arquivo enquanto lugar de memória, às fontes documentais e à pesquisa social sobre a diáspora africana no Brasil. Sobre Arquivo serão privilegiados os trabalhos com abordagens que analisam os processos de criação das instituições de memórias, que regem a acumulação de documentos, a configuração interna dos conjuntos documentais, bem como sua transmissão, organização e disponibilização. Os “lugares de memória” são símbolos de pertencimento de grupo que marcaram a história e deixaram características que alinham determinados grupos de indivíduos e, por isso, disponibilizam memórias, que são representações do passado, cabendo o(a) historiador(a) dar significado às ações humanas e evidenciar as experiências humanas e, a partir do campo da História Social, pode construir novas narrativas sobre os inúmeros sujeitos sociais que compuseram (e compõem) a cena histórica brasileira. Assim, também, serão objetos deste simpósio, as narrativas sobre a população negra em diáspora africana, seja ela livre ou escravizada.

​

​

02 - Ensino de História e Educação Patrimonial

​

Prof.ª Ms. Gabriela Alves Monteiro (UESPI - São Raimundo Nonato)

​

O simpósio objetiva a articulação de estudos – concluídos ou em andamento - que versem sobre o ensino de História e que possibilitem a socialização de novas formas de ensinar e aprender os conteúdos da disciplina. A proposta inclui a discussão de questões concernentes à educação patrimonial, buscando fomentar o diálogo sobre a valorização e a preservação do patrimônio cultural. Interessam também pesquisas que enfoquem a trajetória do ensino de História no país e o papel desempenhado pelo conhecimento histórico na atualidade. Visa ainda reunir relatos de experiências metodológicas, problematizações de conceitos histórico-escolares, análises de materiais didáticos, estudos de propostas curriculares e investigações que abordem a utilização de diferentes linguagens e documentos no ensino de História. Desse modo, o simpósio visa construir um momento de reflexão e diálogo sobre os saberes e as práticas educativas que se fazem presentes no âmbito escolar de forma interdisciplinar e ativa.

​

​

03 - História, Arte & Cultura

​

Prof. Ms. Weslley da Silva Sousa (UESPI - São Raimundo Nonato)

​

 

O simpósio temático tem como objetivo principal refletir as produções acadêmicas que versem sobre História, Arte & Cultura e seus diversos desdobramentos. Nosso intuito é socializar pesquisas em andamento, ou já defendidas, que abordem as representações entre História, Arte & Cultura, sobretudo, nos séculos XX e XXI. Pretendemos dialogar com as produções acadêmicas que fazem relações entre: História e Cinema; História e Dança; História e Identidades Culturais; História e Imprensa; História e Imagem; História e Literatura; História e Música; História e Teatro dentre outras. Sendo assim buscaremos compreender com cada pesquisador quais as temáticas mais recorrentes nesses signos artísticos (seus objetos de pesquisa); quais conhecimentos podemos produzir a seu respeito e quem são os responsáveis por suas tessituras e intertessituras.

 

​

04 - História e Cultura Alimentar

​

Prof. Ms. Antonio Josinaldo Silva Bitencourt (UESPI - São Raimundo Nonato)

​

O processo de produção e consumo de alimentos é um ato cultural e, consequentemente, possui uma historicidade. Quem se alimenta, o alimento e a maneira como se come este alimento diz muito sobre uma sociedade, o que abre uma janela para uma reflexão histórica sobre valores entremeados de temporalidades. Neste simpósio temático serão acolhidos trabalhos que discutam a relação que a História possui com a alimentação pelos vieses cultural e patrimonial.

​

​

05 - História do Piauí colonial e imperial

​

Prof. Dr. Gustavo Henrique Ramos de Vilhena (UESPI - São Raimundo Nonato)

​

A história do Piauí, entre os séculos XVIII e XIX, deve ser analisada dentro do contexto de investida do Estado português sobre as zonas mediterrâneas da América portuguesa. O esforço de forças públicas e privadas pela “territorialização” dos sertões da Colônia significou, ao longo de mais de um século, o reconhecimento, a conquista militar, o estabelecimento de núcleos urbanos e todo um processo de institucionalização da autoridade política através de regimentos, cartas régias, instituições e corpus militares. Assim, definiram-se os contornos de um projeto de “civilização” dos sertões - e a criação da Capitania de São José do Piauí, em 1759, materializou tal projeto através de políticas urbanas e a criação de estruturas burocrático-administrativas ao longo do território. Este simpósio temático procura contemplar pesquisas direcionadas para a História do Piauí dentro do corte colônia-império, abrangendo as diversas abordagens históricas: economia, sociedade, cultura e política.

​

​

06 - Escravidão, Trabalho e Sociabilidades no Piauí Oitocentista

​

Prof.ª Ms. Déborah Gonçalves Silva (Doutoranda em História Social - UFPA)

Prof.ª Ms. Nayanne Magna Ribeiro Viana (Mestre em História - UEFS)

​

Este simpósio temático, enquanto um espaço de diálogo, tem por objetivo promover a socialização de pesquisas em andamento ou concluídas sobre o Piauí do século XIX, que discutam acerca da economia; das condições e modos de vida dos trabalhadores escravizados; diferentes formas de constituição familiar; relações de compadrio e experiências de resistência e de sobrevivência no Piauí oitocentista. Procuramos com isso, discutir e refletir sobre diferentes fontes, metodologias e abordagens dos estudos sobre escravidão.

​

​

​

​

​

​

bottom of page